quinta-feira, 28 de abril de 2011

Será Possível a Cura dos Diabetes tipo 1?




Um estudo levado a cabo pela Faculdade de Medicina Feinberg, da Universidade de Northwestern provou ser possível o uso de células estaminais do cordão umbilical na cura do diabetes tipo 1.
O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz insulina em quantidades reduzidas ou em quantidades deficientes. Assim esta doença irá levar a uma dependência das injecções de insulina necessárias para reduzir a taxa de glicose no sangue, permitindo ao organismo uma melhor absorção de açúcar.
Quando uma pessoa sofre de diabetes o seu sistema imunitário ataca as células produtoras de insulina, conduzindo a um aumento de glicémia no sangue.
Os investigadores acreditam que o que desencadeia esta doença deriva das células imunitárias. Assim sendo, através das células estaminais, torna-se possível substituir o sistema imunitário pré-existente, recorrendo ao transplante de células estaminais do cordão umbilical, mas livres do elemento destrutivo referido anteriormente. Deste modo é possível aumentar a quantidade de peptídios C (substância que o pâncreas envia para a corrente sanguínea cada vez que liberta insulina).
Actualmente, 12% dos portugueses são diabéticos, estando previsto que até 2025 a percentagem de diabéticos do mundo possa estar próxima dos 50%.
Recorrendo a estas estatísticas é possível constatar que estas células poderão estar na base de um futuro melhor

Sem comentários:

Enviar um comentário